">
*
 
 

Os carros elétricos estão longe de ser uma realidade no Brasil. Para tentar mudar o panorama e aproximar essaa tecnologia do grande público, proprietários desse tipo de automóvel vão promover, no sábado (9/9), no Brasília Shopping, o Primeiro Encontro de Veículos Elétricos de Brasília. A reunião ainda é tímida e deve contar com aproximadamente 15 automóveis, que serão expostos ao público no período das 9h às 15h.

Entre os modelos em exposição estarão o BMW i3, Volvo XC 90-T8 híbrida elétrica, Porcshe Cayenne S – Hibrida, Fiat Pálio Weekend elétrico, Renault Fluence elétrico, Renault ZOE elétrico, Renault Twizy e até um Gol G4 convertido em elétrico pelas mãos do militar reformado Elifas Gurgel.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Proprietários de Carros Elétricos e Inovadores (ABRAVEi). O shopping irá aproveitar a ocasião para apresentar uma vaga exclusiva de carros elétricos, que conta com dispositivo para recarga da bateria. No fim do evento, os automóveis farão uma carreata pelos principais pontos turísticos da cidade.

São carros divertidíssimos. Todos os donos têm verdadeira paixão por automóveis e, mais ainda, pelos seus modelos sem consumo de derivados de petróleo que, portanto, não agridem o ambiente urbano"
Rogério Markiewicz, diretor-regional da Abravei

A  ABRAVEi reúne proprietários de carros elétricos e híbridos plug-in. Os modelos híbridos tradicionais disponíveis no mercado, apesar de também serem uma inovação, não são o foco da associação.

 

Entenda a diferença entre os tipos de veículos 

Carros elétricos
São veículos que funcionam graças a uma bateria, recarregada em uma fonte externa, como uma tomada. Também dispõem de outras fontes, como a regeneração energética nas frenagens. Todo carro elétrico é um carro plug-in. Exemplos: BMW i3, Renault ZOE, Nissan Leaf, BYD 6e, Chevrolet Bolt e Tesla S.

Carros híbridos plug-in
São modelos que dispõem de motor elétrico (recarregado externamente) e de um motor a combustão para realizar viagens maiores. Também se valem de outras fontes internas, como a regeneração energética nas frenagens. Exemplos: Volvo XC 90-T8 híbrida, Porcshe Cayenne S –híbrida e Mitsubishi Outlander PHEV.

Carros híbridos
São carros que têm o motor a combustão como principal força motriz, além de um outro elétrico como auxiliar. Esse segundo motor é alimentado exclusivamente com fontes internas, como a regeneração energética nas frenagens e o giro do motor principal. Exemplos: Ford Fusion híbrido, Lexus CT200h e Toyota Prius.

Serviço: 
Primeiro Encontro de Veículos Elétricos de Brasília
9 de setembro (sábado), das 9 às 15h – Brasília Shopping, na calçada voltada para a via W3 Norte
Entrada franca – Classificação Indicativa: livre

carro elétricocarro híbridoAbravei
 


COMENTE

Ler mais do blog