metropoles.com

A regra é clara: “disfarce” o que te incomoda e realce o que te agrada

Tem um truquinho que ensino paras clientes na consultoria de estilo, o Jogo da Compensação

atualizado

Compartilhar notícia

Rachel Murray/Getty Images for Girls Rock Camp Foundation
Beth Ditto
1 de 1 Beth Ditto - Foto: Rachel Murray/Getty Images for Girls Rock Camp Foundation

Responde rápido: qual parte do corpo você mais detesta? Fácil. E a que você mais gosta? Não tão fácil. A gente costuma responder a segunda com coisas mais amenas, tipo “meu cabelo”, ou “meus olhos”, ou “minhas mãos”. Enquanto a primeira é mais ou menos assim: “quase tudo!” ou “minhas pernas, minha barriga, meu quadril…”. Não é?

Pois então deixa eu contar uma coisa pra vocês: quanto mais a gente trabalha para enxergar o que tem de positivo na nossa aparência, mais tem sucesso na hora de valorizar essa qualidade. Tem um truquinho que ensino paras clientes na consultoria de estilo, o Jogo da Compensação.

A regra é bem simples: “disfarça” o que te incomoda e realça o que te agrada. Podia se chamar Jogo da Sinceridade também, porque fica impossível não ser honesto consigo mesmo quando a gente precisa apontar alguma qualidade própria.

Então, usando as diquinhas que você escuta sempre por aí, dá pra ir montando um quebra-cabeça, quer ver? Cliente adora o colo dela e odeia o fato de as pernas serem um pouquinho curtas. Possível solução: coloca uma parte de baixo de cintura alta, que tem efeito alongador de pernas e usa um decote ombro-a-ombro na parte de cima. Quando você ressalta o colo, usando o decote, o olhar de quem interage vai direto para essa região, fazendo as pernas ficarem pra escanteio, totalmente ignoradas. Entendeu?

Outra: cliente tá acima do peso, mas não tem exatamente problema com isso. Para ela, a dificuldade é achar roupas legais e modernas – a gama pras plus size é bem mais restrita. Vamos destacar todo o resto então, oras. Só tem o vestido cinza basicão para usar hoje? Faz um busca nos acessórios, manda ver no maxicolar, arremata o coque com uma bandana, sobe na plataforma dourada e vai pra vida brilhar. E depois não esquece de chamar o amigo Google e dar aquela pesquisada, porque aos poucos vem surgindo lojas de roupas descoladas pra esse público também.

Reprodução
Em sentido horário: Beth Ditto nas duas primeiras, Paula Bastos e Lena Dunham

 

É um joguinho simples, mas com efeitos bem impactantes no visual. E, olha, vou dizer que até na autoestima. Olhar o espelho, aceitar o que não pode ser mudado e valorizar o que agrada levanta a moral, viu? Dá uma sensação de satisfação… Taí, acho que vou começar a chamar de Jogo da Aceitação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?