metropoles.com

Entenda como é o desafio delicioso de projetar um quarto para gêmeos

Confira dicas e soluções para quem vai encarar a decoração do quarto infantil sem ajuda profissional

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

Imagine a sensação de uma mãe quando recebe a notícia de que está grávida de gêmeos. Um misto de felicidade e apreensão com o desafio que vai encarar pela frente.

Depois de toda a montanha russa emocional que esses pais experimentarão, em algum momento, surgirá a preocupação de como instalar os filhos na casa. O designer ou arquiteto designado para fazer o quartinho vai passar por suas próprias sensações de satisfação pelo desafio e de apreensão pelas soluções que terá que encontrar para deixar a família satisfeita e bem instalada.

Em uma realidade onde os espaços estão cada vez mais reduzidos, transformar um quarto que, muitas vezes, não chega a 5m2 em um ambiente funcional com dois berços, poltrona, armários, trocador, espaço, conforto e muita bossa, é um baita desafio. Que dirá para os pais que se aventurarão na decoração do quarto sozinhos. A tarefa é difícil, mas não é impossível.

O primeiro passo é decidir quais são os móveis completamente indispensáveis e os desejáveis. Uma boa dica é desenhar com uma fita crepe, no chão do quarto, os móveis desejados. E, assim, verificar possibilidades de disposição de layout. Ou mesmo cortar um papel pardo (ou jornal) na largura e comprimento de cada berço e os mover, testando posições. O ideal é que os berços fiquem em uma parede sem janelas e, se possível, longe da corrente de ar da porta. Ou seja, na parede oposta à entrada.

A distância certa de circulação entre o berço e os demais móveis é de 80cm, sendo 60cm o espaço mínimo. Por isso a importância de planejar, seja num projeto 3d ou com fitas crepes, a disposição do layout. Não tem problema se um berço encostar no outro. O importante é criar uma boa área de circulação.

No lugar de cômodas para guardar roupas e fazer a troca de fraldas, é possível criar um trocador dentro da área do armário, onde as roupas ficam penduradas. É só tirar o ferro onde os cabides são pendurados e colocar um trocador sob medida do tamanho do vão do armário, sobre a madeira. Sempre pensando na segurança do bebê (tem espaço suficiente para a troca? Têm proteções laterais? Existe algum objeto ali que possa machucá-lo?).

Poltrona de amamentação ou cama extra, se ainda couberem, são bem-vindas. É ideal que os pais tenham um local para sentar enquanto cuidam das crianças ou enquanto esperam os bebês adormecerem. Se não houver espaço extra, vale um banquinho simples para cumprir a função.

No mais, abusem dos espaços aéreos para decorar e armazenar: prateleiras, nichos e armários suspensos.

Confira alguns quartos de gêmeos cheios de estilo e boas soluções:

0

Compartilhar notícia