metropoles.com

Os melhores de 2016 em 10 categorias (com todo o respeito)

A crítica Bárbara Cortez enumera o que chamou sua atenção na gastronomia da capital federal durante este ano que termina

atualizado

Compartilhar notícia

Kácio Pacheco
barbara cortez 2016
1 de 1 barbara cortez 2016 - Foto: Kácio Pacheco

O ano de 2016 foi longo. Olhar para trás e relatar as experiências gastronômicas é um exercício interessante. Consumiram-me várias tardes e noites. É momento de reflexão. Pensei em lugares que fui e onde comi, independentemente se escrevi crítica ou não. Visito vários restaurantes, sem a obrigação de fazê-los tema desta coluna. Fiz aqui uma listinha do “melhor” e do melhor que curti em Brasília neste ano. Com todo o respeito (e senso de humor), segue a lista:

Melhor restaurante em busca de identidade: Olivae.
O competente chef Agenor Maia abandonou a cozinha de autor e caminha para pratos comerciais. Uma opção, ok. Mas aí quando o cardápio apresenta arroz de pato (português), poke (ceviche havaiano), carbonara e parmegiana (italiano) e raclete (suíço), ele dá um nó na cabeça dos clientes. Afinal, qual o estilo da casa? Não adianta só dar um tapa no visual do restaurante e acrescentar um “EAT” ao nome.

Melhor sushi que não é sushi: Mormaii
O que eles servem pode ser tudo, menos sushi. Mataria um japonês de desgosto. Não dá.

Melhor blogueiro que copia release e adora um convite: não guardo nomes…
Para preservar minha isenção, não vou a eventos para imprensa. Mas, pelo que ouço falar, a prática se alastra de maneira avassaladora. As assessorias convidam blogueiros e “digital influencers” e esses falam bem de tudo que comem. Um desserviço ao consumidor que, muitas vezes, não sabe que o texto escrito é copy e paste.

Melhor restaurante que serve risoto e carne: Universal Diner e Dudu Bar
A dupla (risoto + carne) está nos cardápios destas casas desde que elas existem. O gosto da clientela, segundo consta, explica essa constante presença. Só não é legal quando os chefs se acomodam a esse tipo de fórmula.

Chef com melhor desempenho no Facebook: Alexandre Albanese
Não tenho Facebook.  Vera, minha amiga mais conectada, me manda uns vídeos que o chef-galã faz. Adoro. Ele é um fofo e bastante midiático. Só não pode descuidar das panelas.

Melhor surpresa: IVV Swine Bar
O bar é simpático, gostoso de frequentar, ambiente agradável e comidinhas boas para o paladar e para o bolso. Lá também você toma vinhos selecionados. Como já disse, o atendimento precisa de cuidado. O sucesso do local trouxe ainda mais pessoas do que o usual. Mas, sem dúvida, a chegada deste gastropub mexeu com a capital.

Restaurante mais fotogênico: El Paso, Vila Tevere e Ancho Bistrô de Fogo
Agradáveis de estar e de comer. Todas as casas mencionadas ainda proporcionam um belo registro fotográfico.

Melhor “cantinho do coração”: Le Bistrot 207
Falei dele recentemente aqui na coluna. Que as proprietárias e equipe mantenham o padrão deste espaço tão interessante. E, como diriam as meninas do Quadrado Brasília, um cantinho do coração – isso é uma homenagem, tá meninas?

Revelação do ano: a chegada do Authoral
Ainda se aprimorando, mas espero que este restaurante faça a diferença em Brasília. Tem tudo para isso. Boas escolhas, ingredientes e combinações. Precisa ser mais assertivo no atendimento e regular na execução. Vamos em frente, moçada.

Melhor prato que comi: carré de cordeiro ao molho de romã, purê de damasco e cuscuz marroquino, da chef Lidia Nasser, do Empório Árabe. Agridoce, temperado, harmônico e saboroso. Tudo no mesmo prato.

Que venha 2017. E que ele seja mais saboroso. Por isso, desejo que nossos queridos chefs da cidade incluam mais legumes e verduras em seus pratos. Não tenham medo dos temperos. Cuidem-se para não se afastarem de sua cozinha e equipe. Chef e dono em casa aumentam as chances da nossa experiência ser mais agradável.

Cortês sim; omissa, não.  

DEVO IR?
Sim. Saiam. Vamos estimular a gastronomia da cidade.

PONTO ALTO DE 2016
Vêm chegando novas opções. Precisamos de novos cardápios, mais realistas com os tempos que vivemos.

PONTO FRACO DE 2016
Preços caros e falta de atenção no atendimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?