metropoles.com

A Canttina é o melhor self-service de Brasília

O bufê tem admirável variedade de opções e a qualidade dos ingredientes deixa envergonhado muito restaurante que se diz de ponta

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
A Canttina
1 de 1 A Canttina - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O editor de Gastronomia do Metrópoles, Rosualdo Rodrigues, foi quem me sugeriu: por que não falar sobre restaurantes self-service? Achei sensato. Por que não? Assim, há cerca de dois meses, iniciei uma peregrinação para escrever esta crítica.

Rodei, rodei muito. Praticamente em cada quadra do Plano Piloto, nos lugares mais inusitados, lá estão oferecendo comida por quilo para quem não quer ou não pode esperar o prato chegar à mesa. Mas foi no subsolo do Shopping ID que encontrei o melhor self-service da cidade: A Canttina.

É administrado por uma senhora chamada Dila Müller, que tem uma carinha brava de alemã, mas se revela uma doce mulher em um minuto de conversa. Nem é preciso frequentar o lugar para ver que ela é comandante firme do que sai da cozinha e articuladora da administração do “salão”.

Variedade e mix equilibrado
O bufê (R$ 50,90 o quilo) tem admirável variedade de opções e a qualidade dos ingredientes deixa envergonhado muito restaurante dito “de ponta”. Há ainda um mix equilibrado entre ingredientes de saladas, acompanhamentos, massa, molhos e carnes. Tudo dividido em duas estações, dispostas em um balcão em formato de “L”.

As folhas (sempre dois tipos de alface, rúcula, espinafre e agrião) são tenras e de boa procedência. Os legumes, frescos, coloridos e cozidos no ponto correto, sem que fiquem molengos. Quando um produto começa a rarear, a eficiente equipe está lá pronta a substituir e trazer mais frescor para os clientes.

Há sempre três tipos de arroz (integral, branco ou um risoto), acompanhados dos feijões preto e carioquinha mais bem temperados de Brasília, uma massa e quatro tipos de carne (frango, duas carnes e peixe), além de um chapeiro que faz frango, bife, lingüiça e queijo de coalho quentinho na hora.

Os peixes sempre variam no tipo (branco, bacalhau ou salmão) e no modo de preparo (assado inteiro; empanado; à Gomes de Sá, no caso de bacalhau). A carne pode vir na forma de bife empanado; costela cozida, moída… E o filé de frango sai quentinho e suculento da chapa ou é servido ao molho, aos pedaços.

Michael Melo/Metrópoles

Empanado crocante e quiabo sem baba
Do que comi, o meu predileto foi um bife à milanesa, empanado com fina e crocante camada que levava gergelim branco e preto. Carne e crosta bem temperados e saborosos. Assim como as abobrinhas e as berinjelas cortadas em lâminas e grelhadas na chapa. Gosto muito do quiabo frito (sem baba, é bom avisar), batata doce cozida, abóbora… tudo muito saboroso.

Experimentei o bacalhau e o salmão. O primeiro é servido em lascas com cebolas, pimentões azeitonas. Ponto do sal excelente. O segundo vem inteiro escoltado com cenouras e brócolis cozidos, lâminas de champignon e alcaparras. Combina muitíssimo com as batatas coradas (inevitavelmente descritas com o clichê “crocantes por fora e macias por dentro) ou com um aveludado purê de batatas.

Atendendo à sugestão da própria Dila (“volte numa sexta para comer a feijoada”), fui. Achei o preparo no capricho. O sabor é acentuado, pois mistura algumas partes do porco para que o feijão ganhe personalidade. E,claro, estão lá impecáveis o arroz branco soltinho, a farofa de ovos e a couve com um toque de alho.

Michael Melo/Metrópoles

Uma mudancinha aqui, outra ali
Como arquiteta, faria mudanças na estética do lugar. Não é um ambiente feio. Pequenas mudanças, como a troca do piso escuro por um claro, já dariam uma sensação maior de conforto naquele diminuto espaço.

Tenho certeza que, se este self-service estivesse em outro ponto da cidade em vez de estar no subsolo do Shopping ID, as filas aumentariam. Uma bela descoberta, uma ótima surpresa encontrar A Canttina no meio de tanta oferta pobre deste gênero em Brasília.

Depois de comparar a qualidade de mais de uma dezena deles, sei que posso comer ali de olhos fechados e sairei mais satisfeita do que acontece na maioria dos restaurantes à la carte que frequento.

Cortês sim; omissa, não.

DEVO IR?
Sim.

PONTO ALTO
Variedade de legumes e verduras. Sabor dos produtos. Staff simpático e eficiente.

PONTO FRACO
A localização e o ambiente em espaço muito pequeno.

A Canttina (Shoppind ID, subsolo, Setor Comercial Norte, 3326.3610).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?