">
*
 
 

Não é um simples bar, trata-se de um lugar de troca. Um espaço que incentiva a cultura cervejeira. Não só no discurso. Degustadores que estão entrando nesse mundinho maravilhoso, com certeza, encontrarão abrigo por lá; já os mais experientes ganharão um QG para provar novas bebidas, tomar chope muito bem tirado e até colocar na roda as próprias produções. No Reino Unido, publican é o nome dado ao proprietário ou à pessoa que trabalha em pub. Já no centrão do Brasil, esse é o nome de batismo do mais novo bar de cervejas especiais.

Três sócios e muitas horas de copo formam a personalidade do Publican. Carlos Muller produz cerveja em casa há nove anos e, em 2012, fez um curso de mestre-cervejeiro em Berlim (Alemanha). Ele e a esposa, Gláucia Molina, também à frente do negócio, voltaram de lá com sede de bar. Fabrício Mattos entrou no sonho e realizou o próprio. Estudioso como poucos e apaixonado por cervejas de guarda, ele mantém verdadeiros tesouros no subsolo da loja. Carlos e Fabrício são “acervianos”, ou seja, fazem parte da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Distrito Federal (Acerva Candanga). Mais engajados, impossível!

Por trás das dezesseis torneiras de chope existe uma preocupação insana em fazer com que a bebida seja bem tirada e servida. Todos os barris ficam no andar de baixo, em uma câmara fria mantida em temperatura que varia de um a três graus. O que sai de cada bico, geralmente, é cerveja brazuca.

“Chope é frescor e, por isso, fica melhor que seja produzido por perto. Hoje, temos uma boa oferta de cervejarias nacionais”, explica Carlos. Entre as bebidas engatadas, têm opção para iniciantes e iniciados. Da levíssima Ipê Amarelo, da cervejaria Blumenau, à porrada de intensidade proporcionada pela carioca Hocus Pocus com sua SuperSymetry, uma New England IPA.

Cervejas ainda mais selecionadas, inusitadas e raras são oferecidas em garrafas. O freezer bem alimentado guarda excelentes rótulos, tanto nacionais quanto importados. As gostosuras de mastigar estão em um cardápio enxuto. No dia que estivemos lá, o menu incluía cachorro-quente de salsicha artesanal, sanduíche de rosbife, coxinha de feijoada, batata rústica e croquete de carne de panela reduzido na cerveja. O segundo andar vai funcionar como sala de aula para cursos cervejeiros, que devem seguir uma programação mensal.

Apesar da nossa visita antecipada, o Publican só deve abrir as portas oficialmente na próxima semana. Quando estiver em ritmo normal, vai funcionar de terça a sábado, no período da tarde. Aos domingos, a programação será especial, com pequenos eventos na parte de trás do bar. Aliás, é difícil resistir à iluminação lindona da área externa. Luzinhas charmosas, mesas sob o céu estrelado, cerveja boa e conversa-fiada. “Nós queremos fazer bons amigos, boas relações”, conta Carlos.

Publican Cervejas Especiais
CLS 409, Bloco A, loja 8. Fique de olho na abertura e programação do Publican

cervejaPublican
 


COMENTE

Ler mais do blog