metropoles.com

“Waze do Pipoco” ajuda cariocas e turistas em dia de tiroteio no Rio

Aplicativo disponível na Playstore é gratuito. Com o uso do GPS, ele mostra os pontos onde há registros de tiros

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
waze
1 de 1 waze - Foto: Divulgação

Um aplicativo criado para mapear disparos de armas de fogo ganhou destaque, nesta sexta-feira (22/9). O Fogo Cruzado, popularmente conhecido como “Waze do Pipoco”, está sendo bastante utilizado no Rio de Janeiro pelos moradores e turistas. A cidade enfrenta, pelo quinto dia seguido, um intenso tiroteio na favela da Rocinha, a maior do mundo com 69.356 habitantes.

O aplicativo disponível na Playstore é gratuito. Com o uso do GPS, ele mostra os pontos onde há registros de tiros. Somente nesta sexta, o “Waze do Pipoco” mostrava que, além da Rocinha, sete favelas tiveram tiroteios. São elas: Alemão, Dona Marta, Vila Kennedy, Chapéu Mangueira, Maré, Jorge Turco e Palmirinha.

O app mantém sua funcionalidade de maneira colaborativa. Assim como o Waze, são os usuários que avisam aonde há ocorrências de disparos. Ao registrar, a pessoa pode classificar o fato como ato violento com arma de fogo (roubos, homicídios, etc) ou troca de tiros. Também é solicitada a fonte da informação, data e localização.

Esses filtros são importantes para que a disseminação de informações falsas não seja favorecida. A Polícia Militar do Rio de Janeiro fez um pedido para que as pessoas não usem as redes sociais para publicar notícias falsas sobre a violência na cidade.

Com o avanço da intensidade dos confrontos, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, pediu ajuda do Exército. A solicitação foi atendida pelo governo e ainda nesta sexta a comunidade deve ser cercada pelas tropas federais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?