metropoles.com

Motorista com som alto será multado e perderá pontos na carteira

O condutor que for pego com som automotivo que possa ser ouvido do lado de fora do veículo poderá pagar R$ 127,69

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Som de carro
1 de 1 Som de carro - Foto: iStock

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta quarta-feira (19/10), a norma nº 624, que afeta todos os motoristas que costumam ouvir música dentro do carro em volume alto. De acordo com o texto, o condutor que for pego com som automotivo que possa ser ouvido do lado de fora do veículo estará sujeito à perda de cinco pontos na carteira e a multa de R$ 127,69.

Buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha a ré, sirenes pelo motor e outros componentes obrigatórios dos carros não serão afetados. De acordo com informações do Portal Brasil, veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação autorizados por órgão ou entidade competente, bem como veículos de competição e os de entretenimento público também estão fora da nova regra, que ainda não tem data para ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O Código Brasileiro de Trânsito já previa como limite aceitável 80 decibéis a uma distância de 7m, e até 98 decibéis, medida a um metro. Porém, só estabelecia multas caso o volume fosse comprovado por um aparelho de medição chamado decibilímetro. Quando a resolução for publicada, o motorista poderá ser autuado sem a necessidade dele.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?