metropoles.com

Golpe com falso cupom de desconto do Uber faz milhares de vítimas

Objetivo é “roubar” os dados como Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), telefone, e-mail e número do cartão de crédito

atualizado

Compartilhar notícia

Metrópoles/Arquivo
ubervaleesta (1)
1 de 1 ubervaleesta (1) - Foto: Metrópoles/Arquivo

Um novo golpe na internet tem assustado passageiros do Uber e de outros aplicativos de transporte. Usuários dos serviços relataram ter recebido um e-mail com um falso cupom de desconto atribuído à companhia americana. Segundo a empresa especializada em segurança on-line Eset, o golpe já fez mais de 40 mil vítimas no país, inclusive no Distrito Federal, entre o sábado (17/6) e a terça-feira (20).

No e-mail, um link encaminha o usuário a uma página semelhante à do Uber na qual é convidado a se inscrever no serviço para receber um desconto de R$ 100. Para obter o suposto benefício, o site pede informações como nome, telefone, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e-mail e cartão de crédito. O objetivo é “roubar” os dados.

A prática de clonar uma página de outra loja ou serviço é conhecida como “phishing”, em referência a “fishing” (“pesca”, em inglês), já que o usuário da internet se transforma em uma isca para o golpe.

Confira a mensagem enviada:

Reprodução/Internet

 

De acordo com o criador do marketplace A Vida é Feita de Desconto, Thiago Rodrigo Alves Carneiro, um modo de evitar o crime é verificar o cadeado de segurança no navegador, ao lado esquerdo na barra de endereço da página, e o destino do site acessado.

“Os códigos promocionais do Uber disponíveis em sites de cupons ou no próprio Uber geralmente são válidos somente para a primeira viagem, e o usuário pode baixar o aplicativo do Uber e inserir o código no próprio app, sem precisar acessar um site e correr riscos desnecessários”, afirmou Alves Carneiro.

Outra dica, de acordo com os especialistas, é desabilitar o carregamento automático de macros e conteúdo externo, pois esse é um vetor de ataque frequentemente utilizado para executar códigos maliciosos nos computadores das vítimas.

Procurado, o Uber ainda não se manifestou sobre o golpe.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?