metropoles.com

Suposto affair de Dilma Rousseff nega namoro com a ex-presidente

O professor norte-americano James N. Green é gay e tem um companheiro há 24 anos. “Bobagem”, disse sobre os rumores

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
James Green, Dilma Rousseff
1 de 1 James Green, Dilma Rousseff - Foto: Reprodução/Facebook

O professor norte-americano James Naylor Green, apontado na última semana como suposto affair da ex-presidente Dilma Rousseff, finalmente comentou os boatos. Em entrevista à revista Piauí, o acadêmico esclareceu que, na verdade, é gay e tem um marido há 24 anos. Além disso, chamou os rumores de que estaria envolvido com Dilma Rousseff de “bobagem”.

Pesquisador da homocultura brasileira, defensor dos direitos LGBT e professor da Universidade Brown — no estado de Rhode Island, nos Estados Unidos –, James Green conta que conheceu Dilma Rousseff em junho do ano passado, durante um evento onde historiadores prestaram apoio à ex-presidente, que enfrentava um processo de impeachment.

Os dois se aproximaram e se encontraram mais uma vez porque Green escrevia um livro sobre Herbert Daniel, ativista LGBT que morou com Dilma na clandestinidade em 1969, durante o período da ditadura militar no Brasil. No mês passado, a ex-presidente fez uma série de palestras em universidades norte-americanas e se reencontrou com James Green em duas ocasiões. Em uma delas, ele agiu como tradutor de Dilma.

Apesar da inexistência de uma relação romântica, o professor afirmou ter muita admiração pela petista, a quem considera “brilhante”. Em um publicação em uma rede social, ele escreveu: “o que mais me impressionou durante esta semana intensa de eventos, reuniões e interações foi a crença firme de Dilma na democracia. […] A pessoa que eu tive a honra de conhecer um pouquinho nesta última semana é profundamente honesta e uma pessoa íntegra”.

James Green tem levado os boatos com humor e afirma, brincando, que seu companheiro ficou com ciúmes. No entanto, aproveitou para fazer uma crítica aos rumores: “O curioso sobre esse boato [do namoro] é que reflete toda a misoginia que ronda a Dilma. Tem a percepção de que uma mulher não pode ser livre e independente, que ela tem que ter sempre algum homem para apoiá-la. Daí quando ela aparece com qualquer pessoa, surge essa especulação imediata sobre um relacionamento romântico, se ela vai casar”, disse à Piauí.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?