metropoles.com

Funcionários do Itamaraty fazem greve em diversos países e no Brasil

Sindicato garante que 60 postos no exterior estão parados. Categoria pede equiparação salarial com outras carreiras federais

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SindItamaraty) informa que os funcionários do órgão estão em greve em mais de 60 postos no exterior, como embaixadas, consulados, delegações e missões. Os trabalhadores do Brasil também cruzaram os braços e fizeram uma manifestação nesta terça-feira (23/8), em frente ao Palácio do Itamaraty.

Eles reivindicam a conclusão das negociações salariais iniciadas em março de 2015. Segundo o sindicato, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão propôs um reajuste de 27,9%, percentual que só consideraria a inflação. No entanto, a categoria pede equiparação com outras carreiras de Estado do serviço público federal, como fiscais da Receita e policiais federais.

Para a presidente do SindItamaraty, Suellen Paz, falta vontade política para pôr fim ao movimento. “Desde a posse do ministro José Serra, o sindicato tem feito repetidos pedidos de audiência, mas não obteve retorno. A greve da categoria chegou ao segundo dia hoje, mas até o momento nenhum interlocutor do órgão entrou em contato.”

Nesta quarta-feira (24), os servidores farão outra manifestação. Desta vez, em frente ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, às 15h30. Procurada pela reportagem, a pasta não se posicionou sobre a greve nem quanto às reivindicações da categoria.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?