metropoles.com

Secretário de Temer é barrado em aeroporto e diz ser vítima de racismo

Hussein Kalout se recusou a passar por um procedimento de segurança que considerou “humilhante, degradante e ofensivo”

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Câmara dos Deputados
hussein
1 de 1 hussein - Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Hussein Kalout, secretário especial de assuntos estratégicos da Presidência da República, foi barrado ao tentar embarcar para os Estados Unidos, num voo da American Air Lines, no aeroporto de Brasília, na noite desta segunda-feira (23/8). Ele se recusou a passar por um procedimento de segurança considerado “humilhante”.

Kalout contou à Folha de S. Paulo que estava prestes a entrar no avião, já na fila de embarque, quando foi abordado por um funcionário, avisando que ele teria de voltar e passar por outro procedimento. O secretário afirma que achou estranho ter que sair da fila e por isso perguntou o motivo da abordagem. Foi informado que eram “ordens do governo americano”.

Com compromissos de trabalho marcados em Nova York, ele se negou a passar pela revista corpo a corpo. Avisou que tinha passado pelos procedimentos padrões e portava passaporte diplomático. Ainda assim, não foi suficiente, ele acredita que foi vítima de racismo por ter nome de origem árabe.

“Fui o único selecionado, não é casual. Quando uma pessoa é selecionada, é porque tem um potencial risco. Não são escolhas aleatórias, mexeram na minha bagagem de mão, abriram as bolsas, revistaram tudo. Era uma inspeção corporal também, vulgo baculejo. Teria que tirar foto, era uma exposição muito grande. Foi um tratamento degradante, humilhante e ofensivo”, afirmou.

Ofendido, Kalout cancelou todos os compromissos e não embarcou aos Estados Unidos. Ele recebeu um pedido de desculpas, feito pessoalmente por um representante da embaixada americana no Brasil, Willian W. Pop.

A empresa American Air Lines se defendeu dizendo que apenas cumpre protocolos determinados pela Transportation Security Administration (TSA), agência de segurança americana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?