metropoles.com

Professora chama estudante negro de macaco durante discussão em sala

A professora, que se chama Nádia Restum, foi afastada da escola nesta quarta-feira (21/9), dois dias depois do episódio. A mãe do rapaz, Ana Silva, registrou uma queixa por injúria racial

atualizado

Compartilhar notícia

YouTube/Reprodução
professora1
1 de 1 professora1 - Foto: YouTube/Reprodução

Uma professora do Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo (RJ), chamou um estudante negro, de 14 anos, de macaco durante uma discussão em uma sala de aula. Aos berros, ela falou para o jovem: “Você olha para o seu rabo, seu macaco”. As informações são do jornal Extra.

A professora, que se chama Nádia Restum, foi afastada da escola nesta quarta-feira (21/9), dois dias depois do episódio. A mãe do rapaz, Ana Silva, registrou uma queixa por injúria racial.

“O meu filho estava em sala com a turma. Antes de a professora chegar, ele e colegas juntaram mesas para jogar pingue-pongue. Os alunos dizem que ela chegou gritando com todos”, contou Ana Silva, ao jornal Extra. “Meu filho perguntou por que ela estava gritando, então ela disse que ele não era ninguém para questioná-la. Ela falou: “antes de olhar para mim, olhe para o seu rabo, macaco”, completou.

De acordo com o relato da mãe, a professora tentou corrigir a atitude após a denúncia. “Ela começou negando, mas quando viu o vídeo teve que admitir. Pediu desculpas, disse que estava nervosa. Eu não desculpo. Fazer isso com um adolescente não tem desculpa. Ela ainda disse que mataria meu filho. Que educadora é essa?”.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que “por determinação do secretário de Estado de Educação, a professora foi afastada imediatamente de suas funções e passará a responder sindicância. A Seeduc ressalta que repudia quaisquer formas de preconceito e discriminação”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?