metropoles.com

Primeiro cão salva-vidas do Brasil trabalha em Santa Catarina

Ice tem sete anos, mas desde o segundo mês de vida passa por treinamentos. Sua jornada de trabalho neste verão é das 15h às 20h

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Bombeiros SC
cachorro
1 de 1 cachorro - Foto: Divulgação/Bombeiros SC

O primeiro cão a trabalhar como salva-vidas no Brasil presta seus serviços neste verão, nas praias de Santa Catarina (SC). O labrador, que atende pelo nome de Ice, teve a sua estreia nesta segunda-feira (16/1) na praia das Cabeçudas, em Itajaí. Assim como os seus colegas do 7° Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí, ele usa uniforme de identificação.

O cachorro, que hoje salva vidas do afogamento, já realizou outros trabalhos humanitários. Ice prestou socorro às vítimas da tragédia em Mariana (MG) e atende, semanalmente, como terapeuta os pacientes do Hospital Marieta Konder, na cidade de Itajaí.

O cão-herói é treinado pelo sargento dos Bombeiros, Evandro Amorim, 48 anos, os dois já fizeram dezenas de missões juntos. Ice tem sete anos, mas desde o segundo mês de vida passa por treinamentos. Sua jornada de trabalho é das 15h às 20h.

O projeto foi inspirado em cães guarda-vidas que atuam na Itália. A função de Ice é ajudar nos salvamentos que envolvem mais de uma vítima. Enquanto seus colegas retiram uma pessoa no mar, ele nada e entrega o flutuador para a outra vítima.

(Com informações Agência Estado)

Compartilhar notícia