metropoles.com

Temer diz que manterá a base da reforma da Previdência

Em discurso na Confederação da Agricultura e Pecuária, o presidente diz que o governo está aberto ao discurso e avaliando possíveis ajustes

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp Image 2016-09-22 at 15.49.20
1 de 1 WhatsApp Image 2016-09-22 at 15.49.20 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Michel Temer disse que os ajustes que o governo discute na proposta de reforma da Previdência vão manter intacta a “espinha dorsal” do projeto. Em discurso durante um jantar na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ele disse que a reforma da Previdência é a mais complicada de todas.

Após ter retirado os servidores estaduais e municipais da proposta, Temer admitiu que tem recebido muitas sugestões a respeito da questão dos trabalhadores rurais. “Temos que dimensionar os ajustamentos que temos que fazer. Muitos levantam o tema dos trabalhadores rurais, da agricultura familiar. Vamos ajustando, dialogando. O diálogo é um dos temas fortes do governo”, afirmou.

“O ajuste na reforma previdenciária manterá a espinha dorsal da proposta intacta, para revelar que, interna e externamente, reformulamos o sistema previdenciário do País. Esse será o governo das reformas”, acrescentou.

Temer disse contar com o apoio do Congresso e do setor privado a respeito das reformas, que tem sofrido um embate político muito grande. “Muitas vezes o embate que critica as reformas fundamentais não têm razão técnica, mas política”, disse.

Ele mencionou medidas como a apresentação da reforma trabalhista, a aprovação do teto de gastos do governo e as mudanças no ensino médio. “A proposta da modernização trabalhista foi acordada entre empresários e empregados. Suponho que, sendo lei ordinária, devemos aprová-la com certa facilidade”, disse Temer.

Temer disse que o agronegócio conseguiu sustentar a economia durante a recessão do País. Ele disse que recuperação da economia se deve muito ao desempenho do setor. “Antes a confiança se alicerçava apenas na agricultura. Hoje, ela se estende para outros setores.”

Temer destacou que o mês de fevereiro já registrou saldo positivo de 35 mil postos de trabalho no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Lembrou também que a inflação está baixa e sob controle.

O presidente mencionou ainda a redução do risco País e disse que a retomada do grau de investimento está mais próxima. “Estamos com 275 pontos. Voltando aos 240, readquirimos o grau de investimento que tínhamos no passado.”

Operação Carne Fraca
Temer elogiou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, por sua atuação na contenção de danos decorrentes da Operação Carne Fraca. “Nos primeiros dois dias, o problema da carne parecia um desastre inafastável. Mas nos recuperamos em menos de uma semana Temos tido sucesso nessas mediações”, disse.

Durante o encontro, Temer recebeu um documento sobre infraestrutura e logística, com sugestões de medidas para melhorar o escoamento da safra de grãos. O presidente destacou o sucesso das concessões de aeroportos e portos realizadas no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). “Sem o apoio da iniciativa privada fica extremamente difícil governabilidade”, afirmou.

Temer reconheceu que o transporte hidroviário é o meio mais barato de todos, mas que não é devidamente incentivado pelo governo por restrições orçamentárias. Disse ainda que se preocupa com dificuldades herdadas há muito tempo, como a BR-163 “Houve um trabalho emergencial, com a colaboração de todos os setores”, disse, ressaltando os planos de asfaltar um trecho de cerca de 100 quilômetros de estrada, fundamental para o escoamento da soja.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações