metropoles.com

Rosso aposta na impugnação da candidatura de Rodrigo Maia à Câmara

Concorrentes de Maia estudam outras opções para barrá-lo, como lançar mão de ações judiciais questionando a candidatura em outros tribunais

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Rogério Rosso
1 de 1 Rogério Rosso - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A 10 dias para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o principal adversário do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), Rogério Rosso (PSD-DF), ainda confia que uma decisão judicial poderá impedir a recondução do rival. “Tenho confiança que o Supremo Tribunal Federal (STF) em tempo fará o devido controle constitucional que esse caso requer”, comentou o atual líder do PSD.

Mesmo com a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF-1) de suspender os efeitos da liminar da sexta-feira (20/1), concedida pela 15ª Vara do Distrito Federal, concorrentes de Maia não descartam a hipótese de buscar outras alternativas para barrá-lo. Uma das possibilidades é lançar mão de ações judiciais questionando a candidatura em outros tribunais regionais.

Na semana passada, o juiz federal substituto Eduardo Ribeiro de Oliveira, 15ª Vara atendeu ao pedido do advogado Marcos Rivas e determinou que Maia se abstivesse de concorrer novamente no dia 2 de fevereiro. Segundo fontes, a estratégia traçada até o momento é não recorrer da posição do TRF-1 para derrubar a liminar.

O advogado é pai do assessor parlamentar Lucas Rivas, antigo colaborador do grupo do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Maia é alvo de outras duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) protocoladas por adversários: uma é de autoria do Solidariedade, partido do chamado “Centrão”, e a segunda foi apresentada pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), único candidato da oposição à presidência da Câmara.

Rosso e o outro candidato do Centrão, Jovair Arantes (PTB-GO), preferiram não assumir a autoria das ações, mas estão acompanhando de perto os movimentos para impedir Maia de concorrer ao cargo para o qual foi eleito em meados de 2016 para um mandato-tampão.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?