metropoles.com

Renan quer retorno de Eliseu Padilha para barrar aliado de Cunha

A declaração abriu nova crise entre a bancada e a cúpula do governo. Volta do ministro da Casa Civil está prevista para segunda-feira (13/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Sabatina na CCJ do Senado Federal – Brasília(DF), 21/02/2017
1 de 1 Sabatina na CCJ do Senado Federal – Brasília(DF), 21/02/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), defendeu nesta quarta-feira (8/3) que o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, volte “imediatamente” ao cargo para evitar que o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) — preso pela Lava Jato — ponha um aliado em sua cadeira.

“Política você analisa, compreende pelos sinais que são emitidos. Pelas últimas nomeações e decisões do governo, nós estamos compreendendo que há uma disputa muito grande pelo PSDB, que é legítima, e esse grupo originário da Câmara do PMDB, liderado pelo Eduardo Cunha”, afirmou. “Eu falei hoje para o Moreira (Franco, ministro da Secretaria-Geral da Presidência) que era muito importante avisar ao Padilha que volte imediatamente, já que ele está recuperado, para que ele sente na cadeira dele, senão o Eduardo Cunha vai sentar lá o Gustavo Rocha.”

A declaração abriu nova crise entre a bancada e a cúpula do governo. Rocha foi advogado de Cunha e atualmente ocupa o cargo de subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil.

Padilha recebeu nesta quarta-feira, alta médica do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, após ter sido submetido, no último dia 27, a uma cirurgia para a retirada da próstata. Em mensagens enviadas a grupos do PMDB, por WhatsApp, o ministro disse que voltará ao Palácio do Planalto na segunda-feira (13).

Na lista dos “sinais”, Renan citou a reorganização do Centrão, grupo na Câmara que era controlado por Cunha e até hoje abriga adeptos do peemedebista, como Carlos Marun (PMDB-MS), que preside a Comissão Especial da Reforma da Previdência na Casa. Questionado, Marun rebateu Renan e disse que não teve contato com Cunha nos últimos 60 dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?