Reforma trabalhista avança e vai ao plenário da Câmara dos Deputados

O texto foi aprovado com 27 votos favoráveis e 10 contrários. O relator fez pequenas alterações após pressão de algumas categorias

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

MICHAEL MELO/METRÓPOLES
camara
1 de 1 camara - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Foi aprovado há pouco, com 27 votos favoráveis e 10 contrários, o texto principal da reforma trabalhista (PL 6787/16).  A proposta base foi apresentada nesta terça-feira (24/4) pelo relator da comissão especial, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN). O próximo passo é a aprovação no plenário da Câmara dos Deputados.

Os integrantes da comissão especial vão votar ainda 25 destaques que retiram trechos do substitutivo.  O novo texto, apresentado pouco antes da reunião, mantém as principais medidas do substitutivo anterior, como a regulamentação do chamado trabalho intermitente, modalidade que permite aos trabalhadores receberem por período trabalhado.

Além do trabalho intermitente, o projeto permite que a negociação entre empresas e trabalhadores prevaleça sobre a lei em pontos como parcelamento das férias em até três vezes, jornada de trabalho de até 12 horas diárias, plano de cargos e salários, banco de horas e trabalho em casa.

Também retira a exigência de os sindicatos homologarem a rescisão contratual no caso de demissão e torna a contribuição sindical optativa. Marinho acatou emendas que faziam alterações pontuais na proposta. Ele concordou, por exemplo, em retirar categorias disciplinadas por legislação específica da lista de trabalhadores que podem ser contratados por meio de contratos de trabalho intermitentes – como aeroviários.

Ele também alterou o substitutivo para proibir que um empregado seja demitido da empresa e volte a prestar serviço para esta mesma empresa na condição de empregado de empresa terceirizada. (Com informações da Agência Câmara)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?