metropoles.com

PT ainda tenta achar discurso de oposição

Nos últimos meses, a nova oposição foi tratorada no plenário pela base governista

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
CEI2016 –  Comissão Especial do Impeachment 2016
1 de 1 CEI2016 – Comissão Especial do Impeachment 2016 - Foto: Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

De volta à oposição no Congresso após 13 anos à frente do Palácio do Planalto, o PT ainda não afinou o discurso. Após a cassação de Dilma Rousseff, o partido tenta encontrar a melhor maneira de se contrapor ao governo Michel Temer, que tem tido uma alta taxa de fidelidade da base aliada nas votações.

Na Câmara, o partido se viu obrigado a abrir espaço na liderança da minoria para deputados que antes eram vistos como coadjuvantes. Também se reaproximou de aliados históricos, como PCdoB e PDT, e petistas adotaram discursos mais alinhados com a esquerda. “Estamos numa condição muito minoritária, é difícil a gente ter uma vitória sobre o governo neste momento”, disse o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Nos últimos meses, a nova oposição foi “tratorada” no plenário pela base governista. Conseguiu impor seis horas de obstrução na votação do projeto de lei que retira da Petrobras a obrigação de ter de investir nos campos do pré-sal, mas teve pouca força de reação para impedir a aprovação, em primeiro turno, da PEC do Teto – a primeira grande medida do ajuste fiscal de Temer no Congresso.

Desgastado, o PT tinha a prerrogativa de reivindicar a liderança da minoria, mas aceitou dividir a tarefa num esquema de rodízio com PCdoB e PDT.

Reorganização
Petistas do Senado admitem que não estavam preparados para se tornar oposição e que, apesar de o impeachment ter durado quase nove meses, não houve qualquer planejamento. “Estamos trocando o motor com o carro em funcionamento”, afirmou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). “A gente teve que fazer essa reorganização com o bonde andando”, disse o líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?