metropoles.com

PGR pedirá abertura de inquérito para investigar Eliseu Padilha

O pedido de investigação deve ser enviado ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, após o carnaval

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
eliseu padilha casa civil ministro
1 de 1 eliseu padilha casa civil ministro - Foto: Reprodução/Facebook

Depois do carnaval, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedirá abertura do inquérito para investigar o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. O pedido de investigação deve ser enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Padilha foi citado em depoimentos de delação premiada de executivos e ex-executivos da Odebrecht como suposto beneficiário de recursos ilícitos no esquema investigado pela Operação Lava Jato.

O ministro também foi mencionado por José Yunes, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer, em depoimento que ele deu à PGR no último dia 14.

Yunes revelou que recebeu “documentos” do doleiro Lúcio Funaro a pedido de Padilha durante a campanha presidencial de 2014. Mas, segundo delação premiada do ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, Temer, havia dinheiro no envelope. Yunes disse desconhecer o conteúdo do envelope, entregue no escritório dele, segundo afirmou, a pedido de Eliseu Padilha e retirado posteriormente por um emissário.

Na delação, Cláudio Melo Filho afirmou que Temer pediu ao então presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, pagamento ao PMDB de R$ 10 milhões. Parte desse valor deveria ser entregue a Padilha. Melho Filho conta que Yunes recebeu em seu escritório, em dinheiro vivo, R$ 4 milhões.

Quando o caso veio a público, em dezembro, Yunes pediu demissão do cargo de assessor especial de Temer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?