metropoles.com

Carne Fraca: ministro diz que até agora não há indícios de risco à saúde

De acordo com o ministro da Agricultura, até agora não foi encontrado nada perigoso para saúde nos frigoríficos investigados

atualizado

Compartilhar notícia

José Cruz/Agência Brasil
1069849-jfcr__abr_19.03.2017-41491
1 de 1 1069849-jfcr__abr_19.03.2017-41491 - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta segunda-feira (27/3) que, até o momento, as investigações feitas nos 21 frigoríficos alvos da operação Carne Fraca, da Polícia Federal, não encontraram nada que trouxesse risco à saúde humana.  “Não encontramos nessas plantas nenhum produto que pudesse fazer mal à saúde no momento”, disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. “Vamos dar à população essa tranquilidade.”

Até agora, as amostras passaram por análises físico-químicas, que indicariam, por exemplo, o uso excessivo de ácido sórbico, água injetada nas carnes e outros. Faltam os resultados microbiológicos, que ainda não ficaram prontos. Esses poderão indicar com mais precisão se há riscos à saúde.

No Souza Ramos, por exemplo, o problema encontrado até agora foi o uso de amido acima do permitido nas salsichas. No Laticínios SSPMA, os responsáveis pela empresa tentaram impedir a fiscalização. E na Farinha de Carnes Castro, que fabrica ração, foi encontrada matéria-prima vencida.

A Agricultura ainda  aguarda o resultado de exames feitos em amostras de três plantas onde foram encontrados indícios de risco à saúde pública ou falhas no processo produtivo: Peccin em Jaraguá do Sul, Souza Ramos e Transmeat, em Balsa Nova (PR). Os resultados deverão ficar prontos em duas semanas, segundo a pasta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?