metropoles.com

Jader e Renan teriam recebido R$ 5,5 milhões em propina, diz revista

De acordo com a delação de executivo no âmbito da Lava Jato, o repasse do dinheiro aos peemedebistas teria ocorrido entre 2004 e 2005

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Cruz/ Agência Brasil
Renan Calheiros
1 de 1 Renan Calheiros - Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente do Senado, Renan Calheiros, e o senador Jarder Barbalho, ambos do PMDB, teriam recebido R$ 5,5 milhões em propina entre 2004 e 2005. A afirmação foi feita durante a delação premiada de Felipe Parente, executivo ligado ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que seria responsável pelo repasse do dinheiro. As informações são da revista Época.

De acordo com a delação, foram feitos repasses a partir do dinheiro entregue pelas empreiteiras Queiroz Galvão, UTC e Teekay Norway. Tanto a Queiroz Galvão quanto a UTC estão sendo investigadas na Operação Lava Jato.

Sérgio Machado foi indicado por Renan para ocupar o cargo de presidente da Transpetro, posto em que permaneceu entre 2003 e 2015. Felipe Parente teria sido contratado para recolher o dinheiro exigido pelos senadores por conta da permanência de Machado na presidência do órgão. Dessa forma, o depoimento do executivo é a peça-chave para compreender o papel de Renan Calheiros no esquema de propinas da Petrobras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?