Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Estaria Cunha por trás de decisão de Maranhão de barrar o impeachment?

Ex-presidente da Câmara dos Deputados estaria se sentindo sem apoio, após ter o mandato suspenso pelo STF

09/05/2016 15:15, atualizado 09/05/2016 15:36
Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Estaria Cunha por trás de decisão de Maranhão de barrar o impeachment?

O ex-todo poderoso líder do PMDB na Câmara dos Deputados Eduardo Cunha poderia estar por trás da decisão do presidente interino da Casa Waldir Maranha (PP-MA) de anular a tramitação do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Segundo analisaram alguns blogueiros políticos, o tema teria sido levantado na última sexta-feira (6/5), quando os dois políticos se encontraram e discutiram a possibilidade de colocar novamente Cunha nos holofotes – do processo de afastamento da presidente e das decisões do partido.

Isso porque Cunha estaria se sentido desprestigiado e sem apoio desde que teve o seu mandato suspenso pelo Superior Tribunal Federal. Ao retomar as rédeas da condução do processo de impeachment, ele conseguiria reaver a influência e o poder dentro e fora do partido, além de, em último caso, ganhar apoio para continuar manobrando e até se livrar das grades.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Vale lembrar que, ao declarar seu voto no processo de afastamento na Câmara, Maranhão afirmou a Cunha que se manteria leal a ele, a quem chamou de “presidente querido”.

No entanto, Eduardo Cunha negou que tenha tido qualquer tipo de influência na decisão de Maranhão. Em entrevista ao Estadão, o deputado afirmou que “começa a entender” os motivos que levaram o STF a afastá-lo do cargo. Segundo ele, todos os técnicos da Câmara se posicionaram contra o recurso agora acatado por Maranhão.

Em nota oficial divulgada na tarde de hoje, Cunha disse que a decisão de Maranhão é “absurda, irresponsável e antirregimental”, feita à revelia do corpo técnico da Casa. “A participação do advogado-geral da União e do governador do Maranhão na confecção da decisão mostra a interferência indevida na tentativa desesperada de evitar a consumação, pelo STF, da instauração do processo de impeachment”, afirmou.

Cunha negou, também que tenha tido qualquer participação no episódio de hoje.

Estaria Cunha por trás de decisão de Maranhão de barrar o impeachment?