Conta na Suíça teria sido o motivo da queda de Henrique Eduardo Alves
O ex-ministro comunicou ao Planalto que haviam descoberto um extrato e, por isso, decidiu pedir afastamento do ministério

As investigações da operação Lava Jato encontrou uma conta da Suíça do ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que decidiiu deixar o cargo nessa quinta-feira (16/6). Os investigadores acharam um extrato da conta bancária da qual ele é beneficiário e suspeitam que a conta era utilizada para receber propina no exterior.
Segundo a Folha de S.Paulo, os investigadores dizem que o caso de Henrique Eduardo Alves é idêntico ao do deputado Eduardo Cunha, afastado da presidência da Câmara dos Deputados, que mantinha uma conta em um banco na suíça.
Ainda de acordo como o jornal, o ex-ministro comunicou ao Planalto que haviam descoberto esse extrato e, por isso, decidiu pedir afastamento do ministério. Ele foi aconselhado por aliados a entregar o posto e se concentrar na defesa.
Saída
A saída de Henrique Eduardo do Ministério do Turismo ocorrue após a delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Ele diz ter pago a Henrique Alves R$ 1,55 milhão. Alves já estava na mira do governo por conta do acúmulo de notícias negativas contra o peemedebista e interlocutores do presidente em exercício já pressionavam pela sua saída, alegando que a permanência dele no cargo, contrariava a fala de Temer de que, surgindo denúncias, a autoridade atingida deveria pedir demissão do cargo.
As denúncias de Sérgio Machado, no entanto, atingem grande parte da cúpula do PMDB e até o presidente Temer que, mais cedo, convocou a imprensa para rebater as denúncias e acusá-las de criminosas, mentirosas e irresponsáveis. Temer, que está “muito irritado” com as acusações, chegou a dizer que “alguém que teria cometido aquele delito irresponsável que o cidadão Machado apontou não teria até condições de presidir o país”.
A saída de Henrique Alves serve como uma espécie de válvula de escape para Temer, que estava sendo alvo de críticas por manter o ministro do Turismo no cargo. Com isso, seria
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles


