metropoles.com

“A culpa de o Brasil estar assim é da Dilma”, diz Lula na cadeia

De acordo com reportagem da revista Veja, o ex-chefe do Executivo também tem se queixado da presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
julgamento de Lula no TRE4 – reunião PT
1 de 1 julgamento de Lula no TRE4 – reunião PT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Desde o último dia 7 de abril, a rotina do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mudou drasticamente. O petista cumpre pena pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR). A revista Veja visitou o local e trouxe detalhes do dia a dia de um dos mais populares líderes políticos do Brasil.

De acordo com a reportagem, Lula costuma fazer comentários sobre a política nacional e já chegou a criticar as próprias colegas de partido. “A culpa de o Brasil estar assim hoje é da Dilma, que não soube governar direito”. A observação nunca foi feita em público. Sobre a presidente do partido, senadora Gleise Hoffman, o petista é categórico ao dizer que ela foi “incompetente” por não “parar o Brasil” em razão de sua prisão.

Nos bastidores, Lula traça cenários para quando deixar o cárcere. “Você viu a pesquisa DataFolha, quando eu sair vou voltar com tudo?”, reagiu o presidente ao assistir a um telejornal, segundo a reportagem. Ele ocupa uma sala especial, na qual dispõe de televisão, cama e bola especial para prática de exercícios.

“Lula Escobar”
Entre os agentes federais, Lula ficou conhecido como “cliente”, já que possui regalias diferentes dos outros presos: um agente de limpeza para varrer o chão e limpar o banheiro. Sua “cela” não é trancada, apenas uma porta fechada separa o ex-presidente dos servidores federais, que também o chamam de Lula Escobar – em referência ao narcotraficante internacional Pablo Escobar, morto pela polícia colombiana em 1994.

O senso de humor de Lula continua perspicaz, de acordo com a matéria da revista semanal. Ele teria, inclusive, pedido um frigobar para guardar água gelada. “Fala para a juíza liberar o frigobar com uma cervejinha”, brincou, recentemente.

A bola de pilates que ele recebeu também foi alvo do bom humor costumeiro: “Bem que dentro disso aqui deveria vir uma mulher de surpresa, né?”. E emendou, fazendo graça da sua condição: “Já que não posso transar, pratico exercícios”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?