metropoles.com

PM é ferido pela própria arma ao sofrer acidente de trânsito em SP

O militar portava a pistola de calibre .40 fabricada pela empresa nacional Forjas Taurus, que foi apreendida para perícia

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Man grabbing his pistol
1 de 1 Man grabbing his pistol - Foto: iStock

Um soldado do 4° Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo pilotava sua moto pela Avenida 9 de Julho, em Jundiaí (SP), quando se envolveu em um acidente de trânsito e acabou baleado pela própria arma, uma pistola .40, fabricada pela Taurus. O caso, ocorrido na noite de sexta-feira (24/2), se soma a outros 99 casos de policiais feridos por esse tipo de arma — sete deles morreram — no Brasil.

O homem, de 45 anos, tentou desviar de um VW Fox que estava à sua frente e bateu a moto contra as grades de proteção do Córrego do Mato, na Avenida 9 de Julho.

O soldado caiu e a arma que carregava disparou, atingindo-o na região da coxa. O PM passou por atendimento no Hospital São Vicente de Paulo e ficou internado. O delegado do plantão da Polícia Civil, Ruiter Martins da Silva, determinou a apreensão da pistola e o encaminhamento da arma para perícia na Polícia Científica.

Proibição
O Exército brasileiro proibiu a produção e a comercialização das pistolas modelo 24/7 .40 S&W, fabricadas pela Forjas Taurus. A intervenção, inédita, segue até a conclusão do processo administrativo instaurado para investigar denúncias de que as armas disparam sozinhas, colocando em risco as vidas de agentes públicos de segurança. Policiais civis e militares do Distrito Federal utilizam pistolas do modelo proibido.

A decisão do Exército também prevê a apreensão das armas que estão na linha de produção e no estoque da fábrica brasileira. Os casos de disparo acidental sem o acionamento do gatilho já foram levados à Justiça. Parlamentares e vítimas também reúnem assinaturas para criar uma CPI na Câmara dos Deputados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?