metropoles.com

Morre Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial de Lula e Dilma

Nome importante do Partido dos Trabalhadores, com destaque na política externa, ele teve um infarto fulminante em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marco aurelio
1 de 1 Marco aurelio - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial para assuntos internacionais dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, morreu nesta quinta-feira (20/7), em São Paulo. Aos 76 anos, ele teve um infarto fulminante. As informações são do Partido dos Trabalhadores ao qual ele era filiado.

Garcia foi professor do Departamento de História da Universidade de Campinas (Unicamp) e teve papel importante na construção da política externa brasileira. Nos anos 60, ele foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Gaúcho, também foi vereador em Porto Alegre na mesma época.

Ficou exilado no Chile e na França durante nove anos. Depois da anistia, voltou ao Brasil e ajudou a fundar o PT.  Em 1990, no cargo de secretário de Relações Internacionais da legenda foi um dos organizadores e fundadores do Foro de São Paulo, para reunir todos os grupos de esquerda da América Latina e do Caribe.

Foi nome importante na construção do Programa de Governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos anos de 1994, 1998 e 2006 também coordenou o programa da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2010.

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?