metropoles.com

Óleo vaza no Rio Negro durante transferência de balsas

Segundo informações da Marinha do Brasil o óleo vazou no dia 1º de outubro durante uma transferência de petróleo de uma balsa pra outra. O incidente aconteceu numa área privada e a empresa responsável foi notificada. A extensão do dano ainda está sendo avaliada

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Manaus_Encontro_das_aguas_10_2006_103_8x6
1 de 1 Manaus_Encontro_das_aguas_10_2006_103_8x6 - Foto: Reprodução

Uma grande quantidade de óleo pesado vazou no Rio Negro, em Manaus, informou nesta segunda-feira (03/10) o Comando do 9° Distrito Naval da Marinha do Brasil.

Nota divulgada pelo comando diz que o vazamento ocorreu no último sábado (1º) durante manobra de transferência de derivados de petróleo de uma balsa para outra, conforme relataram inspetores navais da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental que estiveram no local. Uma válvula de transferência de uma das balsas travou, ocasionando o derramamento do óleo no rio. As embarcações estavam atracadas no Porto Chibatão, que é privado.

Segundo a Marinha, a empresa foi notificada. Uma das balsas, inclusive, estava com um dos certificados obrigatórios vencido.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), informou, em nota, que uma equipe da instituição esteve no local no dia do incidente e vai voltar ao porto para verificar a extensão do dano e se o óleo foi contido pela empresa. Caso seja necessário, o Ipaam declarou que poderá punir os responsáveis.

Também em nota, o Grupo Chibatão informou que, ao tomar conhecimento do ocorrido, a equipe ambiental do porto foi acionada e tomou as providências cabíveis. Segundo a empresa, 100% do óleo já foi removido e, no momento, o objetivo é eliminar os resíduos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?