*
 

Novamente, uma polêmica. O edital do concurso para o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) exige das candidatas exame de Papanicolau e, das mulheres com mais de 50 anos, mamografia. Em julho, a seleção para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal fez exigência semelhante, mas voltou atrás.

O polêmico edital do concurso para o Corpo de Bombeiros que exigia exame de Papanicolau ou comprovação de que a candidata tenha o “hímen íntegro” foi modificado após a péssima repercussão do caso. Após a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), se reunir com o comandante-geral da corporação, coronel Hamilton Santos Esteves Júnior, para entregar um ofício em que pede a retificação, o documento foi alterado.

Segundo o TRE/SP, o exame, que será realizado nas candidatas que forem aprovadas, é uma forma de averiguar o estado de saúde dos candidatos e também a aptidão ao trabalho. Para os homens, com idade acima de 50 anos, é exigido o exame de dosagem do PSA, que investiga o câncer de próstata.

No entanto, o exame correlato ao Papanicolau, usado no diagnóstico do HPV, não é exigido para homens. As provas do concurso do TRE/SP, que já está com inscrições encerradas, serão aplicadas em fevereiro de 2017, na cidade de São Paulo.

 

 

COMENTE

São PauloTribunal Regional Eleitoral
comunicar erro à redação