metropoles.com

Briga entre síndico e morador dono de cachorro acaba em condenação

O vizinho não negou a agressão no processo, mas disse que agiu em legítima defesa. A decisão é do Tribunal de Justiça de SC

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
cachorro
1 de 1 cachorro - Foto: iStock

Um condômino foi condenado a pagar R$ 7 mil de indenização por danos morais ao síndico do prédio após agredi-lo por causa de uma briga que envolvia seu cachorro. A decisão é da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que confirmou a sentença com a condenação, mas optou por diminuir a quantia de R$ 10 mil, arbitrada em primeiro grau.

Na época da confusão, o síndico e autor da ação tinha 66 anos. Segundo ele, o vizinho, de 39 e maior porte físico, o teria agredido com socos e chutes quando advertiu o morador, pela terceira vez, sobre a circulação do cachorro sem precauções de higiene e segurança nas dependências do edifício.

O autor afirmou na ação que chegou a ficar desacordado por causa dos vários golpes que recebeu – alguns deles desferidos quando ele já estava no chão. O vizinho não negou a agressão no processo, mas disse que agiu em legítima defesa. Contou que só agrediu o síndico após ser ofendido e disse também ter sido alvo de socos e pontapés.

Provas judiciais
A relatora do caso no TJSC, desembargadora Cláudia Lambert de Faria, afirmou que não é possível conceber que a conduta do dono do cachorro foi em legítima defesa. Isso porque, conforme destacou, o síndico apresentou boletim de ocorrência, laudo de lesão corporal e fotos que comprovam suas alegações, enquanto o réu não produziu nenhuma prova em relação à sua tese.

“Mesmo na hipótese do apelado ter se referido primeiramente ao apelante em tom de agressividade, proferindo palavras de baixo calão, nada justifica a conduta desproporcional do último, ocasionando lesões corporais no primeiro”, avaliou a magistrada. (Com informações do TJSC)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?