metropoles.com

Justiça acolhe denúncia contra presidente do Bradesco

Outras nove pessoas também foram denunciadas. Grupo é acusado de pagar propinas a servidores da Receita Federal em troca da atenuação ou extinção de multas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Câmara Municipal de Marília
luiz carlos trabuco
1 de 1 luiz carlos trabuco - Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Marília

A Justiça Federal em Brasília aceitou denúncia feita pela Procuradoria da República contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e outras nove pessoas investigadas pela Operação Zelotes, da Polícia Federal. O grupo é acusado de pagar propina para receber decisões favoráveis no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), da Receita Federal, departamento que julga as multas a contribuintes e empresas.

A investigação da PF indica que o Bradesco negociou a contratação de serviços de um escritório responsável por corromper conselheiros do Carf e atenuar ou extinguir multas. O grupo foi indiciado pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, tráfico de influência, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Além do presidente, outros dois executivos do banco estão entre os denunciados: o diretor vice-presidente, Domingos Figueiredo de Abreu, e o diretor gerente e de relações com investidores, Luiz Carlos Angelotti.

O acolhimento da denúncia não significa culpa comprovada, mas sim que o juiz responsável entendeu haver elementos suficientes para a instauração de um processo judicial. Em resposta às denúncias, o Bradesco reafirmou “sua convicção de que nenhuma ilegalidade foi praticada por seus representantes”. (Com informações do G1 e da Folha de S. Paulo)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?