metropoles.com

Imprensa estrangeira chama cadeias brasileiras de “buraco do inferno”

Matéria do “Daily Mail” mostra a situação precária de presídios brasileiros e descreve a recente onda de violência iniciada no ano-novo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Daily Mail
cadeia brasil
1 de 1 cadeia brasil - Foto: Reprodução/Daily Mail

A recente onda de motins, rebeliões e chacinas em presídios brasileiros motivou o jornal britânico “Daily Mail” a chamar as cadeias nacionais de “buraco do inferno”. Em matéria sobre as precárias penitenciárias, o jornal descreve longamente a situação insalubre e propensa a massacres em que se encontram milhares de criminosos no Brasil.

A partir de imagens do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, no Complexo Penitenciário do Bangu (Rio de Janeiro), a matéria descreve um cenário desumano: “internos encarcerados como sardinhas em celas úmidas, dadas a infestações de centopeias venenosas e escorpiões, e hordas de ratos que aterrorizam os prisioneiros”.

Reprodução/Daily Mail

Em outro trecho, o “Mail” diz que os internos “são forçados a dormirem no chão ou em colchões surrados, e um solitário lençol de plástico é a única coisa que os protege da água da chuva”. O jornal relaciona a precarização das cadeias ao levante de grupos como o Primeiro Comando da Capital, “que explora as condições nojentas e superlotadas para expandir seu alcance nacionalmente”.

A matéria do “Mail” também fala sobre a onda de massacres realizados em presídios da região Norte e lembra até da declaração do presidente Michel Temer sobre as chacinas, classificadas por ele como “um terrível acidente”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?