metropoles.com

Ex-detento apresenta TCC para juíza que concedeu a ele liberdade

O trabalho recebeu nota 10 de todos os examinadores. A formatura está marcada para a segunda semana de julho, e Lincoln avisou que não vai parar de estudar

atualizado

Compartilhar notícia

Univali/Reprodução
lincoln
1 de 1 lincoln - Foto: Univali/Reprodução

A história de Lincoln Gonçalves Santos, 32 anos, é daquelas que parece ser roteiro de filmes. Condenado por latrocínio, em 2005, Lincoln começou a cumprir pena e, quando ganhou liberdade condicional, começou a cursar direito na Universidade do Vale do itajaí. Quatro anos depois, ele convidou a juíza que concedeu a ele o regime semiaberto para fazer parte da banca do trabalho de conclusão de curso, que teve como tema: “O sistema prisional brasileiro e a possibilidade de responsabilização internacional do país, por violação de documentos internacionais de proteção dos direitos humanos”.

De acordo com o professor do curso de direito e orientador de Lincoln, Rodrigo Mioto dos Santos, desde o início da orientação eles falavam sobre a possibilidade de convidar a magistrada, ideia aprovada em comum acordo entre aluno, orientador e coordenação do curso.

Univali/Reprodução

Precisamos acreditar que a educação transforma. Neste caso, a educação mudou uma vida. A universidade e todo e qualquer professor, ao meu ver, tem esta missão. Demos a nossa contribuição, agora o futuro está nas mãos do Lincoln

Rodrigo Miotos dos Santos

A juíza Denise Helena Schild de Oliveira, titular da Comarca da 3ª Vara Criminal, ficou emocionada com o convite. “Nem sempre se tem ideia do quanto é gratificante fazer justiça, abrindo caminhos e oportunizando a ressocialização de quem esteve à margem da sociedade”, explicou ao site da Universidade do Vale do Itajaí.

O trabalho recebeu nota 10 de todos os examinadores. A formatura está marcada para a segunda semana de julho, e Lincoln avisou que não vai parar de estudar e pretende fazer um mestrado em direito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?