metropoles.com

Primeira eleição após impeachment é destaque na imprensa internacional

Wall Street Journal destacou em uma reportagem o grande reforço na segurança para as eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Tânia Rêgo/Agência Brasil
eleições 2016
1 de 1 eleições 2016 - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

As eleições deste domingo (2/10) no Brasil ganharam destaque em alguns veículos internacionais. Afinal, essa é a primeira vez em que o eleitor vota logo após o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Segundo a Associated Press, a eleição vai “ajudar a medir a raiva do eleitor sobre uma economia em declínio, desgosto com a corrupção endêmica e as divisões sobre o impeachment de Dilma, bem como questões locais”.

A agência destacou também que essa raiva estaria transparecendo sobre os candidatos mais tradicionais, que lutam nas pesquisas eleitorais para conseguirem simplesmente alcançar o segundo turno, enquanto figuras menos conhecidas ganham espaço nas pesquisas. A reportagem foi republicada por diversos veículos no mundo, como o Washington Post, a Fox News, ABC News e New York Times.

Além disso, o Wall Street Journal destacou em uma reportagem o grande reforço na segurança para as eleições, justificados por receios de violência, ilegalidades e manifestações contrárias ao impeachment, que podem interferir no andamento do processo eleitoral.

Neste domingo, 144.088.912 milhões de eleitores em 5.568 municípios brasileiros devem ir às urnas para o primeiro turno das eleições para prefeito e vereador para os próximos quatro anos. As seções fecham às 17h, seguindo o horário de cada localidade.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os primeiros resultados começam a ser divulgados a partir das 17h e o eleitor pode acompanhar as divulgações pelos sites da Justiça Eleitoral, TSE e Tribunais Regionais Eleitorais (TRE). No total, 496.506 candidatos estão na disputa (16.565 concorrendo a cargos de prefeito e 463.376 de vereador).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?