*
 

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) divulgou que 55.458 eleitores com títulos registrados em outros estados justificaram a ausência nas eleições municipais em Brasília, no domingo (2/10).

A expectativa inicial, segundo o TRE-DF, era de que 100 mil eleitores procurassem um dos 11 postos instalados na capital. Quem não justificou a ausência neste domingo tem até 60 dias para procurar um cartório eleitoral e ficar em dia com a Justiça sem pagar multa. Após esse prazo, é preciso pagar uma multa que varia de R$ 3 a R$ 30.

Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas (cada turno é considerado uma votação), tem o título de eleitor suspenso. Se tiver alguma ausência não justificada, o eleitor também fica impedido de se inscrever em concursos, assumir cargo público, tirar passaporte ou carteira de identidade e pegar empréstimo na Caixa Econômica, entre outras sanções.

O movimento nos postos começou tranquilo no domingo, mas depois do almoço algumas unidades, principalmente as instaladas em shoppings, registraram longas filas. Às 17h, horário de fechamento, foi necessário distribuir senhas.

 

 

COMENTE

Eleições 2016tre-dfJustificativa
comunicar erro à redação