metropoles.com

ProUni tem mais de 300 mil inscritos. Prazo termina nesta sexta (9/6)

Os candidatos podem selecionar até duas opções de curso. São oferecidas 147,4 mil bolsas em 1 mil instituições privadas de educação superior

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre deste ano terminam nesta sexta-feira (9/6). São oferecidas 147,4 mil bolsas em 1 mil instituições privadas de educação superior. O prazo foi aberto na terça-feira (6) e, até as 13h de quinta-feira (8), o Ministério da Educação registrava 307 mil inscritos. O estudante pode selecionar até duas opções de curso, entre os 27 mil.

Os interessados em participar do ProUni podem consultar as bolsas oferecidas e se inscrever na página do programa na internet. O número de bolsas oferecidas é 17% maior em relação à segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67 mil são integrais e 79,9 mil parciais.

O ProUni é voltado para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição.

Podem concorrer às bolsas do ProUni estudantes brasileiros que não tenham diploma de curso superior e tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, obtido mínimo de 450 pontos na média de notas do exame e não tenham zerado a redação.

Os candidatos que pleitearem bolsas integrais devem ter renda familiar bruta mensal per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio. No caso da bolsa parcial, a renda familiar não pode ser maior que três salários mínimos.

No caso dos professores, a oferta é restrita aos cursos de licenciatura, e não há necessidade de cumprir o requisito da renda. O ProUni tem ainda ações conjuntas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que permite ao bolsista parcial financiar a parte da mensalidade não coberta.

O estado de São Paulo lidera o número de bolsas ofertadas (35 mil), seguido de Minas Gerais (16 mil) e do Paraná (11 mil). O maior número de bolsas oferecidas está concentrada nos cursos de engenharia (16 mil), administração (14 mil), pedagogia (10 mil) e direito (8 mil). Para medicina, há 658 vagas disponíveis.

Cronograma
O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas, sendo que a primeira ocorrerá em 12 de junho e a segunda está prevista para 26 de junho.

O candidato selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de educação superior para a comprovação das informações prestadas e a eventual participação em processo seletivo próprio, quando for o caso, no período de 12 a 19 de junho, na primeira chamada, e de 26 a 30 de junho, na segunda chamada.

Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Nesse caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.

Compartilhar notícia