metropoles.com

Inep divulga locais de prova para segunda aplicação do Enem 2016

No DF, são 8.503 alunos que não puderam fazer o exame na primeira data e farão a avaliação nos dias 3 e 4 de dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
enem 2016
1 de 1 enem 2016 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (22/11) que já estão disponíveis os novos cartões de confirmação com a informação sobre o local de prova dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 que farão a segunda aplicação, em 3 e 4 de dezembro. No Distrito Federal, são 8.503 inscritos.

A consulta pode ser realizada na Página do Participante. No total, 277.624 pessoas não puderam participar da aplicação regular em função de ocupações de escolas de educação básica e instituições de ensino superior em vários estados brasileiros e também por causa de contingências que prejudicaram, residualmente, a participação de alguns inscritos.

Os estados com o maior volume de inscritos previstos para a segunda aplicação são Minas Gerais (72.302), Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486).  A nova aplicação do Enem no país custará R$ 10.512.564,33.

Comunicação
Segundo o Inep, foram enviadas mensagens SMS e e-mail a todos os 275.016 inscritos autorizados para participar dessa segunda aplicação, comunicando sobre a liberação dos novos Cartões de Confirmação. A verificação dos cartões é de responsabilidade dos inscritos e pode ser realizada na internet, através da Página do Participante e também pelo Aplicativo Enem 2016.

Entretanto, em função de uma política estabelecida pelas lojas de aplicativo – Google Play (Android), App Store (iOS) e Windows Store (Windows Phone) – apenas será possível visualizar os dados pelo aplicativo dentro do prazo de oito dias úteis.

A cada três dias, novos lembretes serão enviados por SMS e e-mail para quem ainda não tiver verificado seu local de prova.

A apresentação do Cartão de Confirmação nos dias de prova não é obrigatória, entretanto, o documento tem informações valiosas para os participantes, tais como: número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além da indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Isonomia
Todas as novas tecnologias de segurança implementadas em 5 e 6 de novembro também estarão presentes na aplicação de 3 e 4 de dezembro, caso da coleta do dado biométrico dos participantes nos dois dias de provas e do uso de detector de metal na entrada e na saída dos sanitários. As provas da segunda aplicação serão diferentes das respondidas pelos participantes da primeira data, porém equivalentes, de modo a garantir a isonomia do processo, assegura o Inep.

Para ficar mais tranquilo no grande dia, uma dica útil para os inscritos é que visitem o local onde farão o exame com antecedência e que, na data da prova, não se esqueçam de levar um documento original com foto e caneta de tinta preta fabricada em material transparente.

Com informações do Inep.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?