metropoles.com

Produção industrial sobe em janeiro e interrompe 34 meses de queda

O último resultado positivo tinha sido registrado em fevereiro de 2014, quando a houve avanço de 4,8% na comparação com o mesmo mês de 2013

atualizado

Compartilhar notícia

Paulo Fridman/Bloomberg News
Workers build columns of rebar to be used in construction at a Gerdau SA steel plant in Sao Jose dos Campos, State of Sao Paulo, Brazil, on Sept. 5, 2007. Cia. Siderurugica Nacional and other Brazilian steelmakers can expect ``solid results'' this year and next as global demand for metals outpaces higher raw-material costs. Photographer: Paulo Fridman/Bloomberg News
1 de 1 Workers build columns of rebar to be used in construction at a Gerdau SA steel plant in Sao Jose dos Campos, State of Sao Paulo, Brazil, on Sept. 5, 2007. Cia. Siderurugica Nacional and other Brazilian steelmakers can expect ``solid results'' this year and next as global demand for metals outpaces higher raw-material costs. Photographer: Paulo Fridman/Bloomberg News - Foto: Paulo Fridman/Bloomberg News

A produção industrial de janeiro subiu 1,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, divulgou nesta quarta-feira (8/3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta interrompeu 34 meses consecutivos de resultados negativos nesse tipo de comparação. Nessa comparação, sem ajuste, as estimativas variavam de retração de 1,30% a avanço de 3,90%, com mediana positiva de 1,10%.

O último resultado positivo tinha sido registrado em fevereiro de 2014, quando a produção avançou 4,8% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O crescimento de janeiro de 2017 foi ainda o mais elevado para o mês desde 2013, quando a indústria teve expansão de 6,5%.

Na comparação entre janeiro e dezembro, o índice caiu 0,1%. No acumulado em 12 meses, a produção da indústria acumulou queda de 5,4%. O resultado veio dentro das expectativas dos analistas ouvidos pela reportagem, que esperavam desde uma queda de 1,80% a uma expansão de 1,00%, com mediana negativa de 0,10%.

A produção da indústria de bens de capital caiu 4,1% em janeiro ante dezembro de 2016. Na comparação com janeiro de 2016, o indicador mostrou avanço de 3,3%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF). No acumulado em 12 meses, houve redução de 7,9% na produção de bens de capital.

Em relação aos bens de consumo, a pesquisa registrou alta de 0,3% na passagem de dezembro para janeiro. Na comparação com janeiro de 2016, houve avanço de 2,3%. No acumulado em 12 meses, a produção caiu 4,8%.

Na categoria de bens de consumo duráveis, o mês de janeiro foi de redução de 7,3% ante dezembro e alta de 3,2% em relação a janeiro de 2016. Entre os semiduráveis e os não duráveis, houve crescimento na produção de 3,1% em janeiro ante dezembro e elevação de 2,1% na comparação com janeiro do ano passado.

Para os bens intermediários, o IBGE informou que o indicador teve alta de 0,7% em janeiro ante dezembro. Em relação a janeiro do ano passado, houve aumento de 0,8%. No acumulado em 12 meses, ainda há queda de 5,5%.

O índice de Média Móvel Trimestral da indústria apontou avanço de 0,9% em janeiro.

Compartilhar notícia