metropoles.com

Meirelles evita comentar corte da Selic, mas elogia trabalho do BC

O ministro evitou comentar a inesperada redução da taxa de juros, pelo Banco Central, em 0,75 ponto porcentual, na semana passada

atualizado

Compartilhar notícia

Rovena Rosa/Agência Brasil
henrique meirelles
1 de 1 henrique meirelles - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, evitou nesta segunda-feira (16/1) comentar a decisão do Banco Central, inesperada pela maioria do mercado financeiro, de reduzir a taxa básica de juros em 0,75 ponto porcentual na semana passada, levando a Selic para 13,00% ao ano.

Ele aproveitou, no entanto, para elogiar a instituição durante entrevista coletiva para jornalistas em Davos, onde ocorre o Fórum Econômico Mundial. Amanhã, o BC divulga a ata da reunião.

“Tenho uma postura desde que eu era presidente do BC, de que este não é o tipo de resposta que um ministro da Fazenda deve dar: o que esperava ou não do BC”, disse. “É hora apenas de dizer que o BC está fazendo um excelente trabalho”, continuou. Perguntado sobre se a decisão de acelerar o ritmo foi boa, ele repetiu que o trabalho da instituição, comandada por Ilan Goldfajn, também presente em Davos, é excelente.

Ele também não quis comentar sobre a possibilidade de o BC manter esse ritmo de corte dos juros nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), como passou a prever grande parte dos analistas de mercado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações