Desemprego em fevereiro é o mais alto desde 2009, diz IBGE
Na avaliação de técnicos do Instituto, no entanto, o quadro atual é melhor que o de sete anos atrás

A taxa de desemprego de fevereiro remete ao patamar observado em 2009, quando o mercado de trabalho ainda se ressentia dos efeitos da crise internacional agravada em setembro de 2008, mas o quadro atual é melhor qualitativamente, na avaliação Adriana Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento (Coren) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais cedo, a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE revelou que a taxa de desemprego de 8,2% em fevereiro foi a maior registrada para o mês desde fevereiro de 2009, quando foi de 8,5%.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasAdriana destacou ainda que o rendimento vinha numa trajetória de crescimento real de 2005 a 2014. Em fevereiro do ano passado, o processo de crescimento foi interrompido e, neste ano, a queda se acentuou. Entre os motivos para a queda de 2015 para 2016, a pesquisadora do IBGE citou a queda nos rendimentos nominais, na esteira das demissões e das restrições a reajustes significativos nas negociações salariais, e a inflação elevada, que corrói o poder de compra.


