metropoles.com

Bolsa sobe 39% em 2016 e lidera investimentos; dólar cai 17,8%

No balanço do ano cheio de mudanças e crises, a bolsa lidera como melhor opção de investimento. O dólar ficou na lanterna cotado a R$ 3,24

atualizado

Compartilhar notícia

Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo
bovespa
1 de 1 bovespa - Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

Num ano de intensas mudanças no cenário interno e externo, o mercado acionário brasileiro interrompeu um ciclo de três anos de quedas consecutivas e surpreendeu os investidores. O Ibovespa, principal índice da BM&F Bovespa, teve – disparado – o maior ganho entre as demais modalidades de investimentos: subiu 38,93% no período, bem acima dos fundos de renda fixa, que renderam 14,3%.

Em dólar, o valor de mercado da Bolsa brasileira teve a maior alta da América Latina, segundo dados da empresa de informações financeiras Economática. Até a quarta-feira, havia subido 55,09%, para US$ 706,77 bilhões. “Não dava para esperar um resultado desses para a Bolsa neste ano. Foi uma surpresa”, afirmou o economista da Tendências Consultoria Integrada, Silvio Campos Neto.

Ele explica que o desempenho da BM&F Bovespa em 2016 é resultado da mudança de governo, da nova política econômica e da renovação na gestão das estatais, como Petrobrás, Eletrobrás e Banco do Brasil, que têm peso grande na bolsa. “O mercado antecipou as expectativas com a mudança de governo e retomada da economia.” Também houve um movimento positivo em relação às commodities, o que beneficiou o mercado brasileiro.

Nesse cenário, os outros investimentos perderam de longe para a bolsa. O câmbio, que em 2015 foi campeão de rentabilidade, neste ano ficou em último lugar no ranking de investimentos produzido com dados do Broadcast e do administrador de investimentos, Fabio Colombo. O dólar caiu 17,88%. O ouro teve o segundo pior resultado do ano, com queda de 12,32%.

Os fundos DI renderam 14,16%. Os títulos indexados ao IPCA, que mescla juros e variação da inflação, tiveram rentabilidade de 13,45% e continuam sendo uma opção interessante de longo prazo, afirma Fabio Colombo. A tradicional caderneta de poupança fechou o ano com ganho de 8,3%. As três opções conseguiram superar a inflação, que foi de 7,17% pelo IGP-M e deve chegar a 6,3% pelo IPCA, de acordo com expectativas do mercado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações