metropoles.com

2015 caminha para se consolidar como um dos piores anos para comércio

A expectativa é de que as vendas encolham 3,6% este ano, muito próximo do pior resultado já verificado até hoje, que foi de baixa de 3,7% em 2003

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Santos/ USP Imagens
comércio
1 de 1 comércio - Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Mesmo às vésperas do Natal, a data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, a confiança dos empresários continuou caindo em outubro. O índice recuou 3,0% em relação a setembro, para 79,4 pontos, já descontados os efeitos sazonais, informou nesta segunda-feira (9/11), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ante outubro do ano passado, a queda é ainda maior, de 26,5%.

“Para a CNC, o ano de 2015 caminha para se consolidar como um dos piores para o comércio”, afirmou a entidade em nota. A expectativa da CNC é de que as vendas encolham 3,6% este ano, muito próximo do pior resultado já verificado até hoje na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que foi de baixa de 3,7% em 2003.

A insatisfação dos empresários com as condições atuais da economia é a principal razão da queda da confiança. Em outubro, esse indicador recuou 7,1% ante setembro e cedeu 48,2% ante outubro de 2014, ao menor nível da série histórica, iniciada em março de 2011. Segundo a CNC, 94% dos seis mil empresários entrevistados avaliam que a economia está pior do que no ano passado.

Cenário negativo
As expectativas tampouco são animadoras. Embora seja o único índice que se mantém na zona positiva (100 pontos), a previsão para o futuro piorou 2,1% em outubro ante setembro. Ao todo, 46,5% dos entrevistados acreditam que a economia vai piorar nos próximos meses.

“Nem a proximidade do Natal deu incentivo ao subíndice que mede a intenção de investimentos e contratações por parte dos empresários do setor. Com o ajuste sazonal, o componente apresentou queda de 2,1% em relação a setembro e recuo de 24,6% ante outubro do ano passado”, notou a CNC.

“Ainda que tenham apresentado uma desaceleração no ritmo de queda em outubro, os resultados dos índices de expectativas e de intenções de investimento dos empresários continuam indicando baixa capacidade de recuperação do comércio no médio prazo”, disse a entidade em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?