metropoles.com

Chapecó cancela Papai Noel em luto após tragédia com voo da Chape

Toda a programação da cidade para o fim de ano foi suspensa depois da morte de jogadores e jornalistas. Lojas ainda não reabriram

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
chapecó
1 de 1 chapecó - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Enviadas especiais a Chapecó (SC) – Depois de um dia cheio de emoções, a cidade de Chapecó amanheceu silenciada pela dor nesta quinta-feira (30/11), um dia após a tragédia na Colômbia que matou 71 pessoas, entre elas jogadores do time da Chapecoense e jornalistas. Os 12º C registrados nos termômetros combinam com a tristeza de moradores e visitantes. Em todas as vitrines, o que se vê é uma faixa preta, coberta pelo verde forte, a cor do clube de futebol.

Até o coreto da praça principal, com a decoração de Natal, foi tomado pelo luto. Desde que o avião que levava jogadores, comissão técnica e jornalistas para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana caiu na terça-feira (29), toda a agenda da cidade foi cancelada.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

O Desbravador, símbolo maior da chegada dos imigrantes europeus a Chapecó, também ganhou uma roupa de luto, enquanto a placa de agradecimento do clube para a torcida, erguida após a conquista do Campeonato Catarinense de 2016, acordou com uma faixa ao lado de pesar. “Nas alegrias e nas horas mais difíceis tu é sempre vencedor”, traz o lamento, escrito à mão.

O sofrimento da população torna-se ainda maior já que Chapecó é um município pequeno e todos os moradores conheciam alguém que estava no avião. A funcionária da prefeitura era mãe de um dos seguranças.

A atendente da Secretaria de Educação conhece a viúva de um jornalista. Um taxista contou à equipe do Metrópoles que um dos atacantes ia sempre ao bar que ele frequenta. É como se ninguém acreditasse ainda no que ocorreu.

Quando os corpos desembarcarem no pequeno Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, a prefeitura pretende trazer todos para a cidade. Um velório coletivo deverá ser realizado na Arena Condá, estádio da Chapecoense, no fim de semana. Só depois, os corpos serão liberados para serem sepultados nas cidades de origem de cada família.

Compartilhar notícia