Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Brasil

Campanha diz que Lula se referiu a exames em fala sobre toque em mulheres

Segundo nota da campanha, Lula se referiu a exames ginecológicos de rotina ao dizer que "mulheres aprendem a tomar toque desde pequenas"

29/09/2026 14:43
Ricardo Stuckert
O presidente Lula - Metrópoles

A campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (29/9) que o presidente se referiu à rotina de exames ginecológicos de saúde da mulher ao dizer que “mulheres aprendem a tomar toque desde pequenas”.

Segundo nota, a oposição bolsonarista tenta “deturpar” a declaração de Lula por “desespero” diante do desempenho do senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) nas últimas pesquisas eleitorais.

“O Presidente Lula obviamente se referiu a exames ginecológicos preventivos que, culturalmente, fazem parte da rotina da saúde da mulher, desde jovem. O homem, pela predominância de uma cultura ainda machista, resiste a exames urológicos preventivos”, diz trecho da nota.

A campanha também afirma que a repercussão da fala de Lula representa “mais uma ação do gabinete do ódio bolsonarista que tira de contexto uma fala para alimentar a máquina de desinformação e fake news”.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A declaração do presidente ocorreu nessa segunda-feira (29/9), durante um comício em Belém (PA). Lula criticava homens que resistem a fazer o exame de toque para detectar o câncer de próstata e comparava o cuidado com a saúde adotado por homens e mulheres.

“O homem não gosta de fazer teste de próstata. Ele não gosta de toque. As mulheres aprendem a tomar toque desde pequenas. O homem não, ele é cheio de trejeito. Ele não sabe que, quando ele tiver câncer de próstata, vão dar muito toque nele”, disse o petista.

Veja a declaração:

Antes do ato político, o presidente visitou o Hospital São João de Deus, na capital paraense. Na ocasião, Lula conheceu estruturas da unidade de saúde destinadas à realização de procedimentos de alta complexidade, como a primeira cirurgia robótica realizada pelo SUS na região amazônica.

O presidente classificou o avanço como um “milagre” e afirmou que homens têm “muito preconceito” em realizar exames de próstata.

“Um dos preconceitos que ele tem de descobrir que a próstata está inflamada, está com câncer, é porque dizem que se fizer a operação da próstata fica com impotência sexual. Ou às vezes fica com incontinência urinária, é obrigado a usar fralda. Veja, a robótica acabou com isso”, declarou.

A fala viralizou e passou a ser usada pela oposição. O coordenador da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro e líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmou que a declaração de Lula é um insulto às mulheres e demonstra “desprezo”. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também criticou a fala do petista, classificando-a como “errada” e “nojenta”.