*
 

Um balão caiu na manhã desta última quarta-feira (11/1), próximo às pistas do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP). Imagens filmadas pela equipe de segurança do local (veja vídeo) mostram o exato momento em que o acidente aconteceu.

No vídeo, é possível ver o balão caindo enquanto um avião com quase 300 pessoas a bordo estava pousando. Segundo reportagem do G1, desde o começo deste ano, já foram sete ocorrências. As quedas frequentes tem preocupado as autoridades do aeroporto.

“Um balão imenso, com uma capacidade de você vir a ter os principais instrumentos da aeronave obstruídos, e na pior hipótese a absorção desse balão por uma das turbinas da aeronave”, disse o comandante Miguel Dau, diretor de operações de Cumbica, à publicação. “As consequências poderiam ser catastróficas, inclusive com a queda da aeronave.”

No Brasil, soltar balão é crime ambiental e, segundo a Lei 9605/98, têm pena de um a três anos de prisão e multa. No Código Penal, o artigo que dispõe sobre os riscos contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo prevê até 12 anos, dependendo da culpa e gravidade do acidente.

 

 

COMENTE

São PauloBalão
comunicar erro à redação